Flash Preceitos

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ensino Médio Incentiva Cultura Inútil e Nociva


Pediram para um desbravador meu que estuda em escola pública para fazer um trabalho sobre o filme Eclipse. Pediram para que as crianças assistissem á esse filme e respondessem a alguns requisitos. Não querendo expor meu garoto a esse tipo de coisa eu mesmo dei uma pesquisada e apresentei a minha tese. Vamos lá. Apertem os cintos.

Título do Filme: Eclipse
Duração: 100 minutos
Personagens Principais: Edward, Bella e Jacob

Características Físicas e Psicológicas: Edward é um vampiro tipo galã, bonitão, filho de uma família tradicional de vampiros. Que tem por finalidade proteger a humanidade mesmo que de vez em sempre agridam alguns mintam, seduzem e enganam. Bella é a típica garota não muito bonita nova da escola que tem dificuldades de se adaptar. É o tipo de personagem próprio que faz com que as adolescentes se identifiquem. Jacob é um garoto fortão e atraente, mas em quem ninguém reparava até começar lutar para proteger sua amiga da família de vampiros. Mesmo que ele seja um índio que se torna lobisomem nas horas vagas.

Gênero do Filme: Drama, com doses de um romance doentio, conturbado e sem nexo. Intriga, mentiras ( violência disfarçada de ação ) Tudo que é necessário para sutilmente desintegrar a moral e os bons costumes.

Linguagem predominante: Bem informal com frases de impacto e algumas gírias até porque é direcionado para o público adolescente.

Grau de entendimento: A Linguagem é bem fácil de entender até porque eles não julgam o adolescente muito inteligente pois fazem filmes para tirarem o interesse pela leitura. Não lendo o adolescente não compreenderia nem assimilaria uma linguagem culta e elevada.

Tema abordado: Ficção, lendas e crendices populares de vampiros e lobisomens. Mas completamente estereotipadas para a geração MTV com uma sensualidade disfarçada. Sem falar na violência que recebe o nome de ação que soa mais agradável aos nossos ouvidos.

Enredo: Bella (adolescente solitária e mal orientada) e Edward (vampiro do bem entre aspas) estão juntos, mas a sua relação proibida é ameaçada de ser destruída novamente por um vampiro mal que ainda busca vingança. E Bella é forçada a escolher entre a paixão por Edward ou a sua amizade com Jacob Black (lobisomem que também é bonzinho), já que existe uma guerra entre vampiros e lobisomens. Mas há ainda outra opção para Bella fazer, a mortalidade ou imortalidade?

Mensagem Central do Filme: Quando uma adolescente que não muito popular na escola e de poucos amigos encontra o seu príncipe encantado entre aspas, tudo vale a pena por até mesmo mentir aos pais fingir ser uma coisa que não se é, omitir fatos e detalhes de uma relação cheia de transtornos. Vale tudo até entrar numa outra relação. Porque desde que a pessoa em questão seja sexy e atraente vale tudo até mesmo se arriscar com uma pessoa de moral duvidosa. A paixão em questão aqui vale a pena até se a pessoa for um vampiro ou até mesmo um lobisomem de uma tribo indígena que invoque espíritos e tenha crenças místicas.

Cena de maior impacto: Tem uma cena em que o vampiro Edward é pego de surpresa pelo jovem lobisomem Jacob mentindo para a namorada Bella. Jacob pergunta não contou pra ela? Edward fica sem resposta. Mas tenta convencer Bella que mentiu para protegê-la. Que espécie de proteção é essa. Ah sim a mentira protege a gente da verdade. Mas espere aí a mentira é boa e a verdade é ruim? Para bom entendedor, meia palavra basta e um pingo é letra.


Contribuição do filme para o estudo da disciplina: Bom considerando que não se acha nada que preste nesse filme, aliás, em quase nenhum algumas escolas insistem e se utilizar de algo que chame mais a atenção do adolescente para assim ensinar a matéria não recorrendo aos livros que é o tradicional. Agora um filme de moral duvidosa desse vai fazer a criança ou o adolescente pensar em quê? Daí vem a pergunta é o ensino fundamental realmente despreocupado em educar ou é apenas mais uma peça no tabuleiro de pessoas mesquinhas e más intencionadas?

Contribuição do filme para sua formação: Bom eu não vejo como uma coisa uma algo baixo e sem conteúdo como um filme deste possa trazer para a minha ou para a vida de qualquer pessoa. O interessante é como algumas pessoas conseguem dizer que o cinema é a 19º Arte.Temos um conceito limitado ou bem denegrido do que realmente é arte. Mas ainda assim é mais uma contribuição para aquilo que chamamos de cultura inútil.

Crítica: Na verdade em cada item em particular já critiquei o filme mas vamos repetir algumas coisas para gravar na mente. Por exemplo.
Quando uma adolescente que não muito popular na escola e de poucos amigos encontra o seu príncipe encantado entre aspas, tudo vale a pena por até mesmo mentir aos pais fingir ser uma coisa que não se é, omitir fatos e detalhes de uma relação cheia de transtornos. Vale tudo até entrar numa outra relação. Porque desde que a pessoa em questão seja sexy e atraente vale tudo até mesmo se arriscar com uma pessoa de moral duvidosa. A paixão em questão aqui vale a pena até se a pessoa for um vampiro ou até mesmo um lobisomem de uma tribo indígena que invoque espíritos e tenha crenças místicas. Neste drama, com doses de um romance doentio, conturbado e sem nexo. Intriga, mentiras ( violência disfarçada de ação ) Tudo que é necessário para sutilmente desintegrar a moral e os bons costumes. Bom considerando que não se acha nada que preste nesse filme, aliás, em quase nenhum algumas escolas insistem e se utilizar de algo que chame mais a atenção do adolescente para assim ensinar a matéria não recorrendo aos livros que é o tradicional. Agora um filme de moral duvidosa desse vai fazer a criança ou o adolescente pensar em quê? Daí vem a pergunta é o ensino fundamental realmente despreocupado em educar ou é apenas mais uma peça no tabuleiro de pessoas mesquinhas e más intencionadas?

Agora como sempre faltou a Crítica Final:
Pra mim é tudo Por-K-riada, Pudri-Q-ira, Pre-Z-pada.


By: Daniel Timóteo.

11 comentários:

Claudinha disse...

Grande Daniel!!!!
A analise critica do filme ficou interessante, mas vejo ainda mais alguns pontos de suma importância que devem ser revelados.
1.Edward confessa a Bella que já matou pessoas, e que já sentiu o desejo de mata-la. A jovem apoixonada sem medo diz: "Eu confio em você!". Como isso? GArotas, nunca confiem em um homicida que a sangue frio revela que sentiu/sente o desejo de matar você, na vida real, seu romance terminará repousando em um caixão, tradicionalmente vampiresco.
2. Edward simboliza um garoto afeminado, sem muitas caracteristicas masculinas, e aparentemente de muito dinheiro. Jacob ao contrário de Edward, tem toda a virilidade e é a expressão sensual atrativa do filme. O triangulo amoroso revela a dualidade entre a ambição financeira e o desejo fisico sexual, já que, nos dois homens, não existe nenhum outro atrativo, mas sim, um alto risco a ser enfrentado.
3.E creio eu, que esse seja o mais importante da trama. Ouço algumas jovens dizendo que a historia é linda, porque é um "imortal" que se apaixona por uma mortal. Alto lá! Os vampiros JÁ ESTÃO MORTOS! Sim, eles são seres do submundo, que não morrem porque já morreram! O objetivo de um vampiro é matar, saciar seus desejos e ter prazer. Queridas adolescentes viciadas em crespusculo, não existe absolutamente nada de "lindo", nessa história toda, porque em resumo, ela conta de uma garota que se apaixona por uma especie de demonio assassino, que em toda trama a decepciona e a faz sofrer.

Não sei se meus comentários servem de algo, mas acredito que, se todos analizarmos critica e coerentemente oque estamos consumindo pela midia, com certeza, teremos maior e melhor saude psicoemocional.

Anônimo disse...

Vcs da STAFF do blog sao meio pankadinhas da kbça nehh???

tenho uma pergunta pra vcs: Ellen G. White tbm tinha problemas mentais como vcs???

Tiago disse...

Meuu.. sem nexo?? What's?

Alice Cruz disse...

Vá ler um livro e aprenda a escrever direito, Anônimo. E a ler também.
O assunto debatido é o filme Twilight, e não Ellen G. White, que não tem nada a ver com o assunto no momento.
Aprenda a analisar as coisas criticamente e não apenas engolir qualquer coisa que tem na mídia.
Na verdade, aprenda a analisar, senhor Anônimo. Porque isto você não sabe MESMO.
Cadê seus argumentos? Não vi nenhum.
E deixe de se esconder. Fale na nossa cara, se tiver coragem.
Saudações.

Anônimo?? Neeem :] disse...

naum estou dizendo q o tema eh a Ellen G. White. soh estou perguntando c vcs sao pancadinhas como ela...

e Alice
Meu vocabulário é ótimo, porém, na internet existe uma forma de escrita abreviada conhecida como "internetês". Você deveria saber a diferença né? :]

Não estava defendendo Twilight pq axo uma merda tbm :]

Tiago Gonçalves disse...

Sem comentários para voce Anônimo..............

em vez de criticar porque não le algum livro dela.. depois a gente senta e conversa sobre o assunto.. até lá... não seja inconsequente, usurpador e difamador que esta sendo..

abraços

Att: Tiago Gonçalves

*Márcia* disse...

Só uma pergunta: se vc nao ta interessado em estudar a Palavra de Deus, os livros do Espirito de Profecia e conhecer a verdade... Ou já conhece e mesmo assim dá as costas ao Espirito Santo, pke vc fik criticando quem tá fazendo???

Se não gosta... Não acessa mais... Pronto, Acabou!!! Ninguém sai perdendo.. Na verdade quem sai perdendo é vc das duas maneiras... Vamos orar pra que DEus consiga atuar na sua vida, e que o Espirito Santo ilumine a sua mente!!!

Outra coisa... Vc que diz que conhece alguns de nós... pke nao fala pessoalmente entao... Se conhecesse alguns de nós realmente saberia que poderiamos conversar civilizadamente! Ou sera que vc sabe que naum teria argumentos pessoalmente pke sabe que td o que vc fala não é coerente e nem tem o minimo sentido!!1
DEUS O abençõe sempre

jah saabem neh disse...

*Márcia* disse...
Só uma pergunta: se vc nao ta interessado em estudar a Palavra de Deus, os livros do Espirito de Profecia e conhecer a verdade... Ou já conhece e mesmo assim dá as costas ao Espirito Santo, pke vc fik criticando quem tá fazendo???
_____________________________________jah ouviu falar em liberdade de expressao?

Conhecido :] disse...

para seu azar tenho argumentos suficientes :)

e pessoalmente tenho muitos.
se quiser uso alguns com base biblica,historica e filosofica :)

só nao falo pessoalmente por causa da amizade mesmo

*Márcia* disse...

Lógico que já ouvi em flar em liberdade de expressão, soh naum acho logica em vc gastar seu tempo tentando criticar algo que nãoo acredita... Isso vai mudar nossa fé??? Sequer abalar?? Nãaaaaaaaaaaaaaaao... Vai mudar sua vida??? Dar algum ibope, sei la... ATENÇÂO??? AS vzs parece que o que vc qr é isso... Que as pessoas respondam seus posts pra alguem se importar com o que vc fla, e ainda responder e tentar ajudar...
Realmente é o que estamos fazendo, tentando lhe ajudar... Mas a pgnta é... vc quer msm ser ajudado, ou soh qr atenção msm???

Anônimo disse...

Na verdade... Gosto de discutir sobre isso... Nao eh questao de atençao ou conflitos. eh questao que eu nao encontro ninguem do meu dia a dia que consiga debater comigo desse tema.Aki encontro pessoas para conversar sobre isso. Ah! Me disseram uma vez na IASD de uma cidade próxima de PP que uma palavra pode mudar a vida de uma pessoa. Vamos ver se vcs conseguem me convencer neh?

 
© 2011-2012 'Preceitos ®' Por T.A.M.G.