Flash Preceitos

terça-feira, 23 de março de 2010

Ajuda para vegetarianos



Alguns anos atrás, comecei a pensar na importância da alimentação saudável. Queria muito parar de comer carne. Pensei que seria bem mais fácil depois que eu saísse de casa e me casasse, por isso, desde o começo do namoro fui preparando o Roger, hoje meu esposo, para esse momento. Quando nos casamos, não tivemos forças para largar a carne de imediato, mesmo sabendo dos seus malefícios. Sempre conversávamos sobre o assunto, mas havia alguns tipos de alimentos de que gostávamos muito e pensávamos também na dificuldade do Roger para almoçar no trabalho. Lá a refeição é composta basicamente de feijão, arroz, carne e salada. Era impossível ficar sem comer carne, pensávamos.

Com o desejo no coração, mas sem força suficiente para parar, encontramos nossos amigos Fábio e Karina e almoçamos juntos, num sábado à tarde. Eles haviam se tornado vegetarianos alguns meses antes e estavam empolgados com toda a mudança na saúde e na vida espiritual. Toda a alimentação preparada era natural e muito saborosa. Com um testemunho vivo como aquele, saímos totalmente encorajados. Naquela noite, meu esposo e eu resolvemos tirar toda a carne, além do leite, ovos e açúcar da nossa alimentação.

Ficamos “perdidos” de imediato, sem saber o que preparar para comer ou o que fazer com os alimentos na dispensa de casa. Com o tempo, nossos amigos nos ensinaram diversas receitas e como substituir cada alimento.

Foi um grande desafio encontrar informações sobre o tema, afinal, nos tornamos vegetarianos estritos, e é muito difícil encontrar qualquer tipo de receita de acordo com a nossa nova dieta. Com o tempo, fui encontrando algumas páginas na internet, alguns livros, um SPA naturalista em São Roque. Cada descoberta era uma vitória.

Encontramos mais um casal de amigos que resolveram mudar a alimentação junto conosco. Nós quatro iniciamos um pequeno grupo para estudar o livro Conselhos Sobre Regime Alimentar, de Ellen G. White. Foi uma verdadeira benção em nossa vida. Depois de mais de seis meses de estudos, estávamos cada dia mais animados e todo sábado à noite preparávamos alguns pratos vegetarianos experimentais para degustarmos todos juntos. Foi um verdadeiro aprendizado.

Infelizmente, a dificuldade em encontrar alimentos vegetarianos no supermercado é imensa. Mesmo em uma cidade como São Paulo, poucos supermercados possuem a preocupação com o nosso público. Temos diversas lojas de alimentos naturais, mas muitas com o preço bem elevado e em pontos distantes.

Em 2009, criei o blog Sou Vegetariano e Agora? com o simples propósito de dar suporte a todas as pessoas que querem mudar a alimentação, mas não sabem exatamente como. Milhares de pessoas passaram pelo blog e deixaram muitas mensagens. Muitas delas externando a dificuldade de encontrar alimentos naturais de forma acessível e com preços mais baixos.

Com esse propósito criei também a loja Tudo Para Vegetarianos, e um sistema de envio de todas as mercadorias para qualquer parte do Brasil de forma simples e segura, com preços acessíveis. O objetivo da loja é levar alimentos saudáveis para todas as pessoas, em qualquer cidade. A loja possui alimentos orgânicos, sem glúten, sem lactose, diet e light e sem açúcar. Além disso, um blog e um twitter estão à disposição dos clientes para dar dicas e publicar matérias sobre o tema.

Hoje somos a prova viva de um grande milagre: o da transformação dos hábitos alimentares. Muitos preferem morrer a parar de comer algo, mas o poder de Deus é maior e, com certeza, poderá educar seu apetite. Foi assim conosco, e hoje somos completamente realizados. Nossa saúde foi totalmente restaurada. Esperamos com confiança a volta de Jesus e sabemos que nossa mente e nosso corpo estão sendo preparados para esse grande dia.

(Juliana Coutinho Oliveira)

Nota: Assim como aconteceu com a Juliana e o esposo dela, foi o livro Conselhos Sobre o Regime Alimentar que me fez abandonar a dieta cárnea. Isso já faz mais de 15 anos e, graças a Deus e aos Seus ensinamentos quanto ao estilo de vida, minha saúde é ótima (mesmo tendo muito ainda que progredir nessa área). Mas é preciso deixar bem claro que é importante fazer como a Juliana e o Roger: antes de tomar a decisão que eles tomaram, é necessário consultar a Deus e buscar informação. Há pessoas que, movidas pela emoção (ou por zelo sem entendimento), fazem uma "reforma de saúde" do seu jeito e acabam ficando doentes ou fanáticas. Isso, lamentavelmente, só lança descrédito à causa de Deus e à verdadeira reforma. A Igreja Adventista do Sétimo Dia recomenda o ovolactovegetarianismo como dieta ideal e inicial, cabendo à pessoa aprofundar sua experiência e conhecimentos a fim de progredir paulatina e conscientemente na mudança de hábitos e estilo de vida. E para que tudo isso? Simples: a clareza mental e, consequentemente, o discernimento espiritual dependem em grande medida do cuidado que temos com o corpo. Deus nos deixou na Revelação claras recomendações quanto a esse assunto e, quando O odedecemos, estamos glorificando Seu nome e nos tornando mais úteis para as tarefas que Ele nos confiou. Experimente! Faça como a Juliana, o Roger e tantos outros. Você só tem a ganhar.[MB]



By: Daniel Timóteo


0 comentários:

 
© 2011-2012 'Preceitos ®' Por T.A.M.G.